O projeto "A Cara do Ju" me deu a oportunidade de criar a marca e identidade visual completa para uma loja de camisetas direcionada ao público geek.
O objetivo era desenvolver uma identidade autêntica e memorável que refletisse a personalidade do criador da loja, o Junior, e sua paixão por filmes, desenhos e cultura pop.
Desafios:
Criar uma marca que se destacasse no mercado de camisetas geek, saturado com designs semelhantes e pouco originais.
Capturar a essência única do Junior e sua paixão pela cultura geek de forma autêntica e divertida.
Desenvolver uma identidade visual que fosse atraente para o público-alvo e que se traduzisse bem em diferentes plataformas, como Instagram, TikTok e site da loja.
Não se assemelhar a marca "Zé Delivery", uma vez que seu mascote lembra a fisionomia do criador da loja, tendo barba e óculos.
Soluções:
O primeiro passo que tomei nesse projeto foi fazer uma entrevista com o Ju, uma vez que a marca está intrínseca a sua personalidade, sendo sua "cara". Com isso, anotei que ele é uma pessoa divertida, apaixonada por cinema e séries, muito antenado com a tecnologia e que se descreveu como "sarcástico e cabeça quente".
Com esses elementos e conceitos em mão, adotei um estilo cartoon para o personagem da marca, inspirado em clássicos como Felix the Cat e Betty Boop, um estilo de animação chamado Rubber Hose. Essa escolha se fez por conta dos personagens serem muito expressivos, por remeter à cultura pop e pela versatilidade de replicar o estilo em outros materiais da marca, como banners para o site, materiais de divulgação, etc.
O personagem foi desenhado com base na fisionomia do Junior, sendo os elementos mais marcantes a barba e os óculos.
Elementos da personalidade do Junior, como seu humor sarcástico e sua auto-descrição como "cabeça quente", foram incorporados à identidade visual, tornando-a ainda mais autêntica. Entre eles, o Pavio em sua cabeça e o fogo, mostrando a personalidade e também trazendo um ar cômico ao personagem.
A paleta de cores clássica do cinema 3D (vermelho e azul) foi utilizada para evocar nostalgia e familiaridade entre o público geek, se assemelhando aos antigos óculos 3D.
A tipografia escolhida é forte e única, mas que dá espaço para o logo.
Resultado
A marca "A Cara do Ju" foi recebida com grande entusiasmo pelo público geek, com reconhecimento imediato nas redes sociais como Instagram e TikTok.
O visual atraente da loja atraiu novas impressões e cliques no site.
De acordo com o Ju, a marca agora gera mais confiança nas pessoas, mostrando ser um site profissional e que os usuários podem fazer suas compras com tranquilidade.
O cliente ficou extremamente satisfeito com a identidade visual, que capturou perfeitamente sua personalidade e visão para a loja. Inclusive, mantemos nossa parceria, agora com a criação das estampas de camisetas para a loja.
As estampas
A primeira coleção de estampas que criei para a A cara do Ju foram estampas do filme pânico. A segunda coleção foi de "final girls", termo conhecido entre a comunidade de amantes de filme de terror.
O cliente me passava o conceito e direcionamentos para as estampas e eu ilustrava, fazendo alterações quando necessárias. O mote da marca é "de fã para fã", então utilizamos de ilustrações únicas e cenas marcantes para trazer algo especial.
O Junior, dono da marca, me passou um ótimo feedback de nossa colaboração, que começou em Março de 2024.
De acordo com ele:
"Logo depois que a gente mudou a marca eu já comecei a ter mais impressões no site, e consequentemente, mais acessos. Número se impressões cresceu 20%, e o de cliques aumentou 35%."
Sobre o trabalho desempenhado sobre as estampas, ele comenta:
"Só o fato de não ter que fazer a estampa me garante tempo para fazer muitas outras coisas. Depois que você assumiu essa parte eu tive mais tempo para gerenciar as redes sociais, consegui organizar as parcerias e gerenciar a loja com muito mais tranquilidade. Até o momento, o que mais ganhei até agora foi tempo."
"Só o fato de não ter que fazer a estampa me garante tempo para fazer muitas outras coisas. Depois que você assumiu essa parte eu tive mais tempo para gerenciar as redes sociais, consegui organizar as parcerias e gerenciar a loja com muito mais tranquilidade. Até o momento, o que mais ganhei até agora foi tempo."
"Agora falando de lucro mesmo, as vendas aumentaram, finalmente tiveram vendas até de pessoas que eu não conhecia pessoalmente, que é aquele ponto que todo mundo quer chegar, de furar a bolha, e todos elogiaram muito as ilustrações, e inclusive vendemos estampas que não estavam sendo anunciadas."
Outro ponto que o Junior comentou foi de que houve um caso de troca do produto, algo que não ocorreu antes. De acordo com ele, foi um momento marcante pois mostra que o usuário gastou tempo para ir ao correio e realizar a troca por um número maior, o que significa que ele realmente gostou do produto e não apenas o descartou.