Rangô foi meu projeto de TCC desenvolvido em 2022 sob orientação dos professores Edison Barone e Fernanda Harada na FAAP.

Desafio:
Considerando o estilo de vida acelerado e a rotina pendular da população metropolitana de São Paulo, como podemos criar um projeto de design centrado no ser humano que una o prazer de comer com uma consciência alimentar? 
Esse projeto deveria ser financeiramente acessível, saudável e fácil de manusear e transportar, permitindo que as pessoas aproveitem melhor suas refeições, mesmo com o tempo reduzido.
Pesquisa:
A partir dessa pergunta, realizei uma grande pesquisa sobre alimentação, nutrição, cultura, história, sustentabilidade e também uma vasta pesquisa com produtos disponíveis no mercado.
Dediquei uma parcela da minha pesquisa para conversar com especialistas, sendo eles artistas gastrônomos, cozinheiros, engenheiros de alimentos, funcionários de empresas alimentícias, entre tantos outros.
Também realizei diversas pesquisa com os usuários, tanto perguntando como eles realizavam suas refeições e seus hábitos alimentares quanto os observando comer, como eram as marmitas, como eles se comportavam com o alimento, entre outros.
Resultado da pesquisa:
O que mais se ressaltou durante a criação de minha bibliografia foi como a experiência de utilizar uma marmita não era o ideal. É uma experiência completamente diferente de se comer em casa ou em um restaurante por um fator crucial: o recipiente. A maioria das pessoas que entrevistei não tinham acesso a outro recipiente para realizar sua refeição, consumindo seu alimento na própria marmita.
Porém, esse não causa um resultado ideal para o usuário pela marmita muitas vezes se assemelhar um paralelepípedo, o que dificulta muito o corte de um alimento pelo espaço estreito e as 'paredes' altas. Também prejudica a higienização por ter cantos agudos.
Outro ponto levantado foi o transporte dos talheres, que ou eram embrulhados em um guardanapo ou simplesmente colocados em uma bolsa de transporte ao lado da marmita.
Desenvolvimento
Para a criação do protótipo, ocorreram diversas experimentações com materiais, testes de tamanho e utilização. Foi uma fase rica e cheia de pesquisa, onde apresento aqui alguns dos mockups construídos.​​​​​​​

Modelos em papel

Modelos em silicone

Modelo em Polipropileno

Um dos modelos criados (superior esquerdo) foi em colaboração com a Cazoolo, o lab de design da Braskem. Lá, tive a oportunidade de refinar e imprimir meu projeto em PP, o material idealizado para o produto final, e testar sua resistência e usabilidade.

Protótipo em papel Craft

Primeiro protótipo em polipropileno

Modelo visual:
Imprimi um mock-up do produto em PLA para entender melhor seu aspecto visual, a tampa e os talheres. Também criei uma faixa térmica para se envolver no recipiente, pensando na conservação dos alimentos.

Tampa com compartimento para talheres

Recipiente fechado

Recipiente aberto

Faixa térmica.

Protótipo em uso - recipiente fechado

Protótipo em uso - recipiente aberto

You may also like

Back to Top